segunda-feira, 23 de abril de 2012

Noticia: I Workshop Nutrição na Hora Certa

Pesquisadores internacionais participam de workshop em Cuiabá

A tecnologia de nutrição de plantas tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos, não só no exterior como também no Brasil, em virtude, dentre outros fatores, da necessidade de se buscar altas produtividades das culturas. Ela passou a ser uma ferramenta de grande importância para o produtor rural. Mas é preciso ficar atento a alguns fatores que garantem o sucesso da técnica.

Para debater o assunto será realizado, no próximo mês, em Cuiabá, o I Workshop Nutrição na Hora Certa, que conta com a presença de três renomados especialistas. Uma realização da Omex Agrifluids do Brasil e da Agro Amazônia, o evento ocorre no dia 02 de maio, e é destinado exclusivamente a convidados: produtores rurais, agrônomos e consultores da área.

De acordo com o Marcelo L. M. Santos, diretor da Omex, a intenção é trocar experiências em nutrição de plantas e promover o intercâmbio de informações através dos especialistas internacionais e os pesquisadores brasileiros, detentores de conhecimentos técnicos da nossa agricultura e das condições de clima tropical. “A planta bem nutrida consegue resistir mais às intempéries do ambiente e dos patógenos. Temos que trabalhar a nutrição na hora certa para minimizar os fatores bióticos e abióticos que podem reduzir o potencial genético de produtividade”, destaca, acrescentando que é importante o produtor saber o momento certo para isso.

Atualmente, a adubação foliar é largamente utilizada no mundo, crescendo 7% ao ano. O Brasil vem acompanhando esse crescimento, utilizando a técnica em diferentes culturas e com objetivos específicos. “Estima-se que 50% dos micronutrientes vendidos no Brasil são aplicados via solo e os outros 50% aplicados via folha. Houve um crescimento de cerca de 10% ao ano nos últimos anos, as principais justificativas para esse crescimento são: o incremento de produtividade; melhoria da tecnologia de aplicação de produtos; produtos inovadores e de alta tecnologia; aumento de trabalhos científicos de comprovação de resultados; maior abertura da legislação brasileira para uso de novas tecnologias, entre outros”, destaca o diretor da Agro Amazônia, Roberto Motta.

A origem do evento – O workshop é uma adaptação do evento canadense ‘Fertity of the minds’, realizado pela Omex Canadá, desde o ano de 2.000. Inicialmente, era um dia de discussões e apresentações técnicas com a participação de pesquisadores locais. Atualmente, conta com a participação de especialistas em Nutrição, reconhecidos mundialmente. “Para termos uma ideia da dimensão e importância no Canadá, hoje o evento é considerado parte do treinamento dos consultores de Nutrição de Plantas no país e parte da capacitação de engenheiros agrônomos” afirma Marcelo Santos. Continua...



Noticia retirada do site O Documento


Nenhum comentário:

Postar um comentário